V ENCONTRO DE ESCRITORES
E JORNALISTAS DE AVIAÇÃO
Fomento à Cultura Aeroespacial | 2017

RELEASE
A Associação dos Pioneiros e Veteranos da Embraer (APVE) realizará nos dias 01, 02 e 03 de junho de 2017, em sua sede social à Alameda Cândido Marciano Leite, 88, Vila Bethania, nesta cidade, o V Encontro de Escritores e Jornalistas de Aviação.

O dia de abertura, 01 de junho (quinta-feira), está reservado para homenagens a escritores, jornalistas e personalidades de destaque das áreas de Aeronáutica e Espaço.

Homenagens

Os profissionais da Imprensa de Aviação que serão homenageados são:

  • Juca Fernandes, piloto privado, jornalista e editor da revista Frequência Livre, publicação que está celebrando 16 anos no mercado;
  • Mário B. M. Vinagre, jornalista, fotógrafo e escritor com dois livros publicados;
  • José Leandro Casella, pesquisador, jornalista, fotógrafo e escritor;
  • Rudnei Dias da Cunha, professor da UFRGS, pesquisador, fotógrafo e escritor com quatro livros publicados em parceria com José Leandro Casella.

As personalidades da Indústria Aeronáutica que serão homenageadas são:

  • José Carlos de Sousa Reis, engenheiro aeronáutico do ITA (Turma de 1957), com estágio na França nas empresas Breguet Aviation e Avions Max Holste, ex projetista e sócio minoritário da Aeronáutica Neiva Ltda. Desenhou o monomotor a pistão de dois lugares denominado Falcão, cuja construção iniciara em sua casa em Botucatu. Mudou-se para São José dos Campos e fundou então a Avibrás, tendo como sócios alguns colegas do ITA, entre eles Guido Pessotti (Turma de 1960), Olympio Sambatti (Turma de 1958) e João Verdi (Turma de 1958),para fabricar em série o Falcão. Desligou-se da Avibrás e junto com o também iteano Carlos Gonçalves (Turma de 1960) foi sócio fundador da Aerotec, sendo responsável pelo projeto do treinador primário A122/T-23 Uirapuru, que posteriormente foi encomendado pela FAB para instrução primária na Academia da Força Aérea. Vendeu sua participação na Aerotec e voltou a trabalhar no CTA, de lá passando para a recém-criada Embraer. Foi um dos pioneiros da Empresa, sua chapa tinha o número 15, onde ocupou vários cargos, incluindo os de gerente do Departamento Técnico, do Programa AMX e do setor de Materiais Compostos. Aposentou-se na Embraer, aos 60 anos, devido a problemas de saúde.
  • Satoshi Yokota, engenheiro eletrônico doITA (Turma de 1964). Pesquisador no Departamento de Eletrônica do IPD/CTA, engenheiro da Paraense Transportes Aéreos, de Belém, e professor de Engenharia Eletrônica da Faculdade de Engenharia da Universidade Federal do Pará. Na Embraer, onde ingressou em 1970, ocupou vários cargos de chefia, gerência e diretoria vice-presidência nas áreas de Sistemas Eletrônicos, Ensaios em Voo, Programas (EMB-145), Engenharia, Suprimentos e Produção. Responsável pelo lançamento do jato executivo Legacy e dos jatos de transporte da família Embraer 170/190. Diretor Vice-Presidente Executivo de Engenharia e Desenvolvimento, proporcionou o acesso da Embraer ao mercado de jatos leves com os Phenom 100 e 300. Aposentou-se em 2008 como Vice-Presidente Executivo de Planejamento Estratégico e Desenvolvimento Tecnológico, respondendo pelo desenvolvimento tecnológico, concepção de novos produtos, estratégias corporativas e políticas de meio ambiente da empresa. Foi membro de Conselho de Administração da Embraer, da Jacto Máquinas Agrícolas e da Associação Parque Tecnológico de São José dos Campos. Atualmente é membro doConselho Superior de Inovação e Competitividade da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP), do Conselho de Orientação do Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (IPT), e do Conselho Diretor da Fundação Casimiro Montenegro Filho.

As personalidades do setor Espacial que serão homenageadas são:

  • Jayme Boscov formou-se em engenharia aeronáutica no ITA em 1959, seguindo imediatamente para a França, como bolsista, onde trabalhou na divisão de Engenhos Espaciais e Estudos Avançados daSociété Nationale d’Études et de Construction de Moteurs d’Aviation(SNECMA). Participou ativamente do programa de foguetes lançadores franceses até 1967 e fez parte de uma das equipes que trabalhou no desenvolvimento do avião supersônico de transporte de passageiros Concorde. Em 1969 retornou ao Brasil para sedimentar o programa de Pesquisa e Desenvolvimento de Foguetes, em fase inicial, na época, no Instituto de Atividades Espaciais (IAE) do Centro Técnico da Aeronáutica (CTA). Formou e liderou a divisão de Projetos de Foguetes, onde permaneceu por 22 anos, nesse período tendo desenvolvido com sua equipe os foguetes de sondagem Sonda III, Sonda IV e o Veículo Lançador de Satélites (VLS). Foi responsável pelo Programa Espacial Brasileiro de 1969 a 1996, tendo coordenado programas de cooperação internacional na área de lançadores com organizações da França e da Alemanha, o que possibilitou a formação de recursos humanos em mecânica orbital, o desenvolvimento de antenas para lançadores, os procedimentos para recuperação de cargas úteis no mar e o gerenciamento de grandes projetos espaciais. Aposentou-se em 1995, passando a prestar serviços para a Agência Espacial Brasileira (AEB), onde atuou até 1998.
  • Fernando de Mendonça é ex-oficial aviador da FAB, formado em engenharia eletrônica no ITA, em 1958, com menção “summa cum laude”. No mesmo ano, junto com um colega de classe, obtém o prêmio máximo da Shell Brasil por planejar e construir o equipamento Minitrack Mark II, destinado a fazer rastreamento de satélites artificiais. Em 1959, obtém bolsa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) para realizar curso na Universidade de Stanford, nos Estados Unidos. Seus estudos experimentais do Curso de Doutorado, realizados no Laboratório de Radiociência de Stanford, foram conduzidos com o apoio da National Aeronautics and Space Administration (NASA). Conclui o curso no tempo mínimo de três anos, em 1962, recebendo o título de PhD no campo da Radiociência, com menção especial do Comitê de Estudos de Pós-Graduação daquela Universidade. Durante esse período, representou a Comissão Nacional de Aeronáutica e Espaço (CNAE), nos Estados Unidos, preparando o Programa de Pesquisa Científica da mesma. De volta ao Brasil, auxiliou o Estado Maior da Força Aérea Brasileira na criação de um grupo de estudos e projetos especiais, que resultou na construção do Centro de Lançamento de Foguetes de Barreira do Inferno, em Natal, no RN. Conseguiu junto à NASA todo o equipamento necessário para tornar operacional aquele Centro, além do treinamento de um grupo de pesquisadores brasileiros em física espacial nos laboratórios da agência espacial americana. Em 1966, concretiza a expansão de projetos e novos programas de cooperação nos Estados Unidos (Granada, Poeira, Exametnet, Neutron, Aerobee) e na Alemanha (testes do satélite alemão). No mesmo ano, coordena as atividades no Brasil de observação do eclipse total solar ocorrido em 12 de novembro, que contou com a participação de 500 quinhentos cientistas brasileiros e estrangeiros. Foi diretor Científico da CNAE, embrião do Instituto Nacional de Atividades Espaciais (INPE), tendo participado de todas as etapas de sua criação, desde obras físicas à busca de pesquisadores interessados em trabalhar no emergente Programa Espacial Brasileiro, e Diretor-Geral do INPE desde sua criação até 1976. Ao deixar o INPE, foi Diretor-Executivo da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), tendo dirigido a formação de centenas de doutores na Alemanha para o Programa Nuclear Brasileiro. Desde 1983, atua no setor privado na área de telecomunicações via satélite e de representações no setor espacial.

Obs.: Os escritores, jornalistas e editoras participantes do Evento terão estandes onde poderão interagir com o público visitante e comercializar suas obras.


Programação dos painéis

PAINEL

TEMA:As mulheres no setor aeroespacial.

Dia 02/06 (sexta-feira) – das 14h às 15h30

Mediador:Fernando Francisco – Apresentador de TV

 

Painelistas:

  • Mariana Luz – diretora superintendente do Instituto Embraer de Educação e Pesquisa
  • Solange Galante – jornalista de aviação
  • Luciana Carpena Medeiros – comandante da Azul Linhas Aéreas e diretora do Sindicato Nacional dos Aeronautas
  • Eng. Thaís Franchi Cruz – engenheira de aeronáutica de ensaios em voo DCTA/IFI
  • Thelma Krug – doutora de estatística espacial no INPE
  • Marina Ribeiro – bacharel em aviação civil e estudante do curso de piloto privado


Mesa-Redonda com Escritores

TEMA:Produção e comercialização de livros no Brasil.

Dia 02/06 (sexta-feira) – das 16h30 às 18h

Mediador:Claudius D’Artagnan C. Barros – diretor da PROPAR Sistemas da Qualidade

Participantes:

  • Ozires Silva – reitor da Unimonte e presidente do Conselho Estratégico da Ânima Educação
  • Edvaldo Pereira – professor na USP e diretor do curso de pós-Graduação em jornalismo literário
  • Carlos Daróz – oficial de artilharia do Exército Brasileiro, historiador, professor e pesquisador
  • Leandro Casella – pesquisador, jornalista, fotógrafo e escritor de aviação
  • Rudnei Dias da Cunha – professor na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, pesquisador, fotógrafo e escritor de aviação
  • Gustavo Bianchini – sócio diretor da Editora Bianchi


Palestra

TEMA:A exploração espacial – aplicabilidade, satélites e a sua importância para o desenvolvimento do Brasil

Dia 03/06 (sábado) – das 10h às 11h

Palestrante: Dra. Leila Maria Garcia Fonseca – coordenadora-geral de observação da Terra do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)


Painéis

TEMA:Vants e drones, inserção no espaço aéreo, regulamentação e formação de pilotos, importância e ética na aplicabilidade.

Dia 03/06 (sábado) – das 11h30 às 13h

Mediador:Cláudio Passos Simão – engenheiro aeronáutico

Painelistas:

  • Dimas Douglas Tomelin – diretor de Inteligência de Mercado da Embraer
  • Nei Brasil – CEO da FT Sistemas
  • Diego de Matos Monteiro – professor dos cursos de pós-graduação e graduação na ETEP Faculdades
  • Horácio Aragonez Forjaz – conselheiro SAE Brasil
  • Ailton José de Oliveira Jr e Rafael Gasparini – ANAC

______

TEMA:Pilares do desenvolvimento aeronáutico: Indústria, ensaios em voo, certificação, investigação e experiências da aviação comercial.

Dia 03/06 (sábado) – das 14h30 às 16h

Mediador:Prof. Donizeti de Andrade, Ph.D. – DCTA/ITA

Painelistas:

  • Luiz Otávio Cristo Cabral – Associação Brasileira de Pilotos da Aviação Civil (ABRAPAC)
  • Av. César Augusto O’Donnel Alván – diretor do Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI)
  • Av. Roberto Fernandes Alves – vice-chefe do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA)
  • Celso Braga de Mendonça – engenheiro de aeronáutica, ITA
  • Eng. João Otávio Falcão Arantes, M.C. – engenheiro de aeronáutica, ITA – IFI

Os escritores, jornalistas, editoras e pessoas interessadas em participar das diversas atividades previstas poderão fazer inscrições, gratuitas, diretamente no site www.culturaaeroespacial.com.br.

V Encontro

Confira como foi o evento realizado nos dias 1, 2 E 3 DE JUNHO DE 2017, NA APVE.

Vídeos

Abertura

Versão de 5 minutos

Versão de 30 Minutos

Entrevistas

Ten. Brig. do Ar Carlos Augusto AMARAL Oliveira

Diretor do DCTA

Dra. Thelma Krug

Doutora de estatística espacial no INPE

Donizeti de Andrade, Ph.D.

Professor do ITA

Eng. Satoshi Yokota

Personalidade da Aviação

Cel. Av. César Augusto O’DONNEL Alván

Diretor do IFI

Marina Frazão

Escritora

Leandro Casella

Escritor e jornalista de aviação

Carlos Daróz

Escritor pesquisador do Exército Brasileiro

Programação

01 de junho – quinta-feira

20h00

Evento oficial de abertura do V Encontro

(necessário convite)

Homenageados:

Jornalistas

Juca Fernandes – editor e publisher da revista Frequência Livre
Mário B. M. Vinagre – jornalista, escritor  e fotógrafo de aviação

Escritores

Leandro Casella e Rudnei Dias da Cunha – escritores de aviação

Personalidades da Aviação

Eng. José Carlos de Sousa Reis – personalidade de destaque da indústria aeronáutica
Eng. Satoshi Yokota – personalidade de destaque da indústria aeronáutica

Personalidades do Espaço

Eng. Jayme Boscov – personalidade de destaque do setor espacial
Eng. Fernando Mendonça – personalidade de destaque do setor espacial

02 de junho – sexta-feira

Das 14h00 às 15h30

Painel: Atuação das mulheres no setor aeroespacial

Mediador:

Fernando Francisco – apresentador de TV

Painelistas:

Mariana Luz – Diretora Superintendente do Instituto Embraer de Educação e Pesquisa
Solange Galante – Jornalista de Aviação
Cmte. Luciana Carpena Medeiros – Comandante da Azul Linhas Aéreas
Maj. Eng. Thaís Franchi Cruz – Engenheira de Aeronáutica de Ensaios em Voo DCTA/IFI
Dra. Thelma Krug – Doutora de Estatística Espacial no INPE
Marina Ribeiro – Bacharel em aviação civil e estudante do curso de piloto privado

Saiba mais

Resumo
Elas voam alto. Algumas levam os sonhos ao espaço. Mas para decolar tiveram que enfrentar barreiras invisíveis e preconceitos latentes contra as mulheres que optam por uma profissão no setor aeroespacial.

Para debater este tema, o V Encontro de Escritores e Jornalistas de Aviação convidou seis mulheres incríveis que ultrapassaram todos os obstáculos que encontraram pelo caminho e vencem, a cada dia, os desafios de ser mulher nesta área predominantemente masculina.

As painelistas são Mariana Luz (diretora superintendente do Instituto Embraer de Educação e Pesquisa), Solange Galante (jornalista de aviação), Cmte. Luciana Carpena Medeiros (comandante da Azul Linhas Aéreas), Maj. Eng. Thaís Franchi Cruz (primeira mulher engenheira de Aeronáutica de Ensaios em Voo no DCTA/IFI), Dra. Thelma Krug (doutora de Estatística Espacial no INPE) e Marina Ribeiro (bacharel em aviação civil e estudante do curso de piloto privado).

Essas profissionais conquistaram lugar de destaque no setor aeroespacial graças à competência, inteligência e a habilidades que as projetaram em suas áreas de atuação. É sobre essa experiência e sobre as perspectivas desse mercado que elas vão falar no V Encontro de Escritores e Jornalistas de Aviação.

O painel “As mulheres no setor aeroespacial” vai acontecer no dia 2 de junho, sexta-feira, das 14h às 15h30.

Das 16h30 às 18h00

Mesa-redonda: Produção e comercialização de livros no Brasil

Mediador:

Claudius D’Artagnan C. Barros – diretor da PROPAR Sistemas da Qualidade

Painelistas:

Ozires Silva – reitor da Unimonte e presidente do Conselho Estratégico da Ânima Educação
Edvaldo Pereira Lima – professor na USP e diretor do curso de pós-graduação em Jornalismo Literário
Carlos Daróz – oficial de artilharia do Exército Brasileiro, pesquisador, historiador e professor
Leandro Casella – escritor, jornalista e fotógrafo de aviação
Rudnei Dias da Cunha – professor na PUC/RS, pesquisador, fotógrafo e escritor de aviação
Gustavo Bianchini – sócio diretor da Editora Bianch

03 de junho – sábado

Das 10h00 às 11h00

Palestra: A exploração espacial – aplicabilidade, satélites e a sua importância para o desenvolvimento do Brasil

Palestrante:

Dra. Leila Maria Garcia Fonseca – coordenadora-geral de observação da Terra do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)

Saiba mais

Dra. Leila Maria Garcia Fonseca: possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Uberlândia (1983), Mestrado em Engenharia Eletrônica e Computação pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (1988) e Doutorado em Computação Aplicada pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (1999). Atualmente é tecnologista sênior do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais e chefe da Coordenação-Geral de Observação da Terra (OBT) do INPE (2013-2017).
Foi pesquisadora visitante da Universidade de Santa Barbara, California (1994-1995, 1997). No período 2011-2013 foi chefe da Divisão de Processamento de Imagens. É membro do corpo docente titular dos Programas de Pós-Graduação em Sensoriamento Remoto e Computação Aplicada do INPE. É consultora ad-hoc FAPESP e membro do corpo editorial da revista Boletim de Ciências Geodésicas. Participa do Programa CBERS (Satélite Sino-Brasileiro de Recursos Terrestres).Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Processamento Digital de Imagens, atuando principalmente nos seguintes temas: aplicações em sensoriamento remoto, avaliação e correção radiométrica de imagens de satélites, análise multirresolução e multitemporal, análise de imagens baseada em objetos e mineração de dados.

Das 11h30 às 13h00

Painel: Vants e drones, sua inserção no espaço aéreo, regulamentação e formação de pilotos, importância para a sociedade e ética na aplicabilidade

Mediador:

Cláudio Passos Simão – engenheiro aeronáutico

Painelistas:

Eng. Dimas Douglas Tomelin – Diretor de Inteligência de Mercado da Embraer
Nei Brasil – CEO da FT Sistemas
Diego de Matos Monteiro – professor dos cursos de pós-graduação e graduação na ETEP Faculdades
Horácio Aragonez Forjaz – conselheiro SAE Brasil
Ailton José de Oliveira Jr e Rafael Gasparini – ANAC

Das 14h30 às 16h00

Painel: Pilares do desenvolvimento aeronáutico: indústria, ensaios em voo, certificação, investigação de acidentes e experiências da aviação comercial

Mediador:

Prof. Donizeti de Andrade, Ph.D. – DCTA/ITA

Painelistas:

Cmte. Luiz Otávio Cristo Cabral – Associação Brasileira de Pilotos da Aviação Civil (ABRAPAC)
Cel. Av. César Augusto O’Donnel Alván – diretor do Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI)
Cel. Av. Roberto Fernandes Alves – vice-chefe do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA)
Dr. Celso Braga de Mendonça – engenheiro de aeronáutica, ITA
Cap. Eng. João Otávio Falcão Arantes, M.C. – engenheiro de aeronáutica, ITA – IFI

Saiba mais

Resumo
O desenvolvimento aeronáutico apoia-se em pilares que, em conjunto, garantem que a atividade se sustente como um dos mais importantes negócios da atividade humana desde o século XX. Dentre eles, encontram-se a indústria, os ensaios em voo, a certificação, a investigação de acidentes e experiências da aviação comercial. Esses pilares têm suas próprias identidades, fatores-chave de sucesso, objetivos. Nesse painel o propósito é apresentar de forma simplificada e descontraída algumas das características associadas aos mencionados pilares do desenvolvimento aeronáutico.

MEDIADOR

Donizeti de Andrade é professor colaborador do Instituto Tecnológico de Aeronáutica, instituição onde também titulou-se mestre em Engenharia Aeronáutica. Ph.D. em Engenharia Aeroespacial pelo Georgia Tech, com MBA pela parceria ITA-ESPM. Especialista em Segurança de Aviação pela University of Southern California. Responsável pela concepção e implementação dos cursos de Especialização e de Mestrado Profissional em Segurança de Aviação e Aeronavegabilidade Continuada do ITA, onde atua como coordenador. É fundador e sócio-diretor da BrasCopter, empresa brasileira dedicada à engenharia de helicópteros e aeronaves de asas rotativas.

PAINELISTAS

Luiz Otávio Cristo Cabral é formado em Ciências Aeronáuticas, especialista em Segurança de Voo e Aeronavegabilidade Continuada pelo ITA e, atualmente, cursa o Mestrado na mesma instituição. Participou de diversos fóruns no Brasil e no exterior quando atuou como diretor brasileiro da IFALPA – The International Federation of Air Line Pilots´ Associations no biênio 2015/2016. Atualmente trabalha como comandante da família A32F na subsidiária brasileira da LATAM Airlines, desenvolvendo também o trabalho frente à diretoria de Ensino e Pesquisa da ABRAPAC – Associação Brasileira de Pilotos da Aviação Civil.

Celso Braga de Mendonça é engenheiro formado pelo ITA, com Mestrado e Doutorado na mesma instituição. Recebeu o prêmio CAPES e o prêmio ABCM como melhor tese de doutorado na área de Engenharia em 2006. Trabalhou no CTA-IAE no projeto VLS – área de dinâmica estrutural. Trabalha na Embraer desde 2001, inicialmente coordenando projetos de desenvolvimento tecnológico relacionados a aplicações em ensaios em voo. Atualmente coordena a Engenharia de Ensaios em Voo da aviação comercial da Embraer, responsável pela produção e suporte da família Embraer 170 e 190, e pela campanha de ensaios em voo de desenvolvimento e de certificação da família E2.

João Otávio Falcão Arantes Filho: Capitão engenheiro da Força Aérea Brasileira. É formado em Engenharia Aeronáutica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), mesmo Instituto em que concluiu o Mestrado em Engenharia Aeronáutica e Mecânica, na área de Mecânica do Voo. Possui trabalhos publicados nessa área em revistas e fóruns internacionais. É formado ainda no Curso de Ensaios em Voo, pelo, atualmente, Instituto de Pesquisas e Ensaios em Voo (IPEV). Trabalhou como engenheiro de ensaios em diversos programas militares e foi instrutor, durante 6 anos, do Curso de Ensaios em Voo. Atualmente é chefe da Seção de Ensaios em Voo, da Divisão de Certificação de Produto Aeroespacial (CPA) do Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI).

Confira outros artigos do blog

12/02/2018 in Notícias

VI Encontro da Cultura Aeroespacial acontece neste sábado, em São José, com venda e lançamento de livros sobre aviação

Evento acontece junto com o Portões Abertos DCTA 2018, com shows aéreos e exposição de aeronaves   Visitantes circulam por estandes de livros do V Encontro de Escritores e Jornalistas de…
Read More
16/05/2017 in História, Notícias, Palestras

Painel: atuação das mulheres no setor aeroespacial

A major  Thaís Franchi Cruz, engenheira de Ensaios em Voo do DCTA/IFI, que participará da mesa-redonda   Elas voam alto. Algumas levam os sonhos ao espaço. Mas para decolar tiveram que…
Read More
20/02/2018 in Notícias

Pioneiros são homenageados em evento comemorativo aos 50 anos do primeiro voo do avião Bandeirante

Há 50 anos acontecia em São José dos Campos o primeiro voo do protótipo do Bandeirante, avião que deu origem à Embraer. O cinquentenário foi comemorado na noite desta sexta-feira…
Read More
28/01/2017 in Notícias

Marina Frazão lança livro durante encontro na APVE

A escritora Marina Frazão  fará o lançamento do seu mais recente livro -“Pelos Caminhos do Céu e da Terra”- durante o V Encontro de Escritores e Jornalistas de Aviação, nos…
Read More