Painel: A Indústria Aeroespacial Brasileira: Características

By 02/08/2016 agosto 5th, 2016 sem categoria

Foto destaque: Novaer Craft  |  Neste painel, mediado pelo Eng. Walter Bartels – Presidente da Associação das Indústrias Aeroespaciais do Brasil (AIAB), será abordado as características da indústria aeroespacial brasileira, com ênfase no nível tecnológico e nos prêmios recebidos. Participarão do debate os painelistas:  Eng. Ramiro Alagia Brasil – Diretor Comercial da FT Sistemas, empresa fabricante de Drones; Eng. Ney Pasqualini Bevacqua de Bevacqua da empresa Winnstal – fabricante de peças aeronáuticas; Eng. Graciliano Campos da Novaer – fabricante de aviões em fibra de carbono; e o professor Wellington Rios da FATEC de São José dos Campos, uma instituição de ensino que forma profissionais de altíssima qualificação.

Mediador: Eng. Walter Bartels

36aef1f4-6365-46b5-9c5e-35da80f989cd

Eng. Walter Bartels Diretor-Presidente da Associação das Indústrias Aeroespaciais do Brasil (AIAB). É Engenheiro Aeronáutico, graduado pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica – ITA, São José dos Campos (1963), e Engenheiro Navegante de Ensaios de Voo pela École du Personnel Navigant D’Essais et Recèption, Istres – França (1969).

Com uma experiência profissional de mais de 55 anos no setor aeroespacial, iniciou sua carreira em 1964, como Engenheiro de Ensaios em Voo no Centro Técnico Aeroespacial – CTA, além de professor visitante do ITA, ocupando, em sequencia, as Chefias do Túnel Aerodinâmico e da Divisão de Ensaios em Voo. Em 1976 ingressou na EMBRAER – Empresa Brasileira de Aeronáutica S/A, como Gerente da Divisão de Engenharia Aeronáutica; em 1980 foi o representante na Itália pela Embraer na Gerência Técnica e de Programa do Projeto AMX. A partir de 1986 foi Diretor Adjunto Técnico e em 1989 foi Diretor de Programas e Contratos Governamentais, com responsabilidade pelos Programas AM-X, Tucano França, Tucano Egito, CBA- 123, SIVAM e AL-X até 1996.

Ocupa a posição de Diretor nos Departamentos de Competitividade e Tecnologia, e de Defesa e Segurança da FIESP, é Conselheiro do International Coordinating of Aerospace Industries Associations, entidade de classe virtual cujos membros são Brasil, Canadá, Estados Unidos, Europa, Japão e Rússia, o qual se relaciona com a Organização da Aviação Civil Internacional, ligada a ONU, e membro do Conselho Técnico da Associação de Comércio Exterior do Brasil.

É Diretor Presidente da Associação das Indústrias Aeroespaciais do Brasil, entidade nacional de classe sem fins lucrativos que congrega e representa as empresas brasileiras do setor aeroespacial, promovendo e defendendo seus interesses e objetivos comuns, tanto no país, como no exterior, tendo sido eleito em 1995 cumprindo atualmente o seu sexto mandato.

Painelista: Eng. Ney Pasqualini Bevacqua

Engenheiro elétrico, pós graduado em administração industrial pela INPG, vice diretor do Ciesp da regional de São José dos Campos, atuou como gerente na Embraer por 18 anos, nas áreas de produção e material composto. No período de 1996 a 1998 atou como gerente de instalações industriais na empresa DR Engenharia Ltda. Em 1998 fundou a Winnstal Ind e Com Ltda e em 2001 iniciou as atividades voltadas a indústria aeronáuticas e em 2004 fundou a WF estruturas e sistemas em Botucatu. Atualmente exerce posição estratégica como conselheiro em seus negócios.

Painelista: Eng. Graciliano Campos

Graciliano

Diretor Presidente. Membro honorário da Força Aérea Brasileira. Engenheiro mecânico, graduado pela Universidade de Brasília – UnB, em 1980. Graciliano possui 30 anos de experiência em setores de tecnologia e de desenvolvimento de sistemas na indústria aeronáutica, havendo ocupado posições de liderança e direção na Embraer, nas áreas comercial, de marketing corporativo e de sustentabilidade.

 

Leave a Reply