II ENCONTRO DE ESCRITORES
E JORNALISTAS DE AVIAÇÃO

Release

Encontro nacional de literatura aeronáutica se internacionaliza

Evento acontece nos dias 9 e 10 de agosto na APVE em São José dos Campos (SP) com presença de editoras e autores nacionais e estrangeiros.

Em sua segunda edição, o Encontro de Escritores e Jornalistas de Aviação começou a se internacionalizar. O evento terá a presença de jornalistas e escritores latino-americanos e aguarda um grande público no dia 10 de agosto, na sede da APVE – Associação de Pioneiros e Veteranos da Embraer, em São José dos Campos (SP), quando importantes escritores e jornalistas especializados em aviação autografam suas obras e conversam com os visitantes.

Estão confirmados 25 escritores nacionais e a presença da editora argentina Halcones Book, uma das maiores no setor na América do Sul e com 60 títulos em catálogo.

Durante o evento também será comemorado o 40º aniversário de entrega dos primeiros aviões Bandeirante. Serãohomenageados o publisher e editor-chefe da revista Flap Internacional, Carlos André Spagat, pelos 50 anos da publicação, e o jornalista e escritor Jackson Flores Jr (homenagem póstuma), pelo conjunto da obra, além de haver a exposição produzida pela Embraer “Ozires Silva”.

A venda e a divulgação de livros, revistas, jornais, sites e blogs relacionados ao tema acontecerá no sábado, dia 10, das 9h30 às 17h30. Segundo a diretora cultural da APVE, Neide Pereira Pinto, a procura por jornalistas, escritores e editoras dos países vizinhos abrirá uma nova possibilidade para as edições futuras.

“O público ligado a aviação é muito dedicado ao assunto. Mesmo sendo um encontro nacional surgiram interessados da Argentina e do Uruguai. Acredito que na próxima edição tenhamos essas fronteiras expandidas”, observou a diretora.

O objetivo de reunir escritores, jornalistas e editoras ligados à aviação é incentivar a preservação da história da aviação, principalmente a brasileira, e dar visibilidade às suas publicações, sejam elas de cunho literário ou jornalístico, além de permitir um contato mais próximo com o público.

Pela primeira vez no Brasil, estarão reunidos em um só lugar diversos números de revistas e mais de 60 títulos sobre aviação de autores já consagrados como Ozires Silva, Lucita Brisa, Roberto Pereira de Andrade, Ten Brig Nelson de Souza Taveira, Décio Fischetti, Luiz Fernando Cabral e Daniel Calazans e os mais recentes lançamentos de Mauro Lins de Barros (Museu Aeroespacial – 40 anos), Carlos Roberto Daróz (Um Céu Cinzento – a História da Aviação na Revolução de 1932) e da Adler Editora (Sombras da Noitee o volume I de Aviões Alemães no Brasil).

O II Encontro de Escritores e Jornalistas de Aviação é uma realização da Diretoria Cultural da APVE com o apoio da Embraer e dos hotéis Ibis e Mercure.

18/10/2018 in Escritores, História, Notícias

Livro conta a história dos precursores da AFA em Pirassununga

O coronel Cláudio Passos Calaza e o professor e Hermelindo Lopes Filho lançam neste sábado (20), no VI Encontro da Cultura Aeroespacial, em São José dos Campos, o livro "1964…
Read More
13/07/2016 in sem categoria

Lançamento do livro de Paulo Laux no IV Encontro de Escritores e Jornalistas de Aviação

Paulo Laux fará o lançamento do seu livro  90 ANOS DE AVIAÇÃO COMERCIAL BRASILEIRA, uma história de sucessos, sonhos e paixões, durante o IV Encontro de Escritores e Jornalistas de…
Read More
18/10/2018 in Escritores, História, Notícias

Funcionário número 001 da Embraer lança livro com fatos e causos dos primeiros anos da empresa

Luiz Torello, funcionário de matrícula 001 da Embraer, responsável pelo setor de Recursos Humanos da empresa, é o autor do livro  "Eu Vi, eu vivi, eu estava ali...", que será…
Read More
07/02/2017 in sem categoria

Homenageados do V Encontro de Escritores e Jornalistas de Aviação e do Fomento à Cultura Aeroespacial

Fotos: João Teodoro HOMENAGEADO: JAYME BOSCOV (representado pela filha Adriana Boscov)           Engenheiro aeronáutico formado pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e foi responsável pelo Programa…
Read More